MARUCH SANTIZ GOMEZ

Para curar a alguien que ronca mucho

1994

Prata sobre gelatina e texto em Tzotzil

44,5 x 29,7 cm

Cortesia da artista e Galeria OMR

 

Texto en Tzotzil: Buch'u lok'el xjoket sni' chvaye, chich' pak'bel varachil ta sni' ak'alal ochem svayele, mi mo'oje chich' tik'bel sne utz'utz'ni'. Mi jech yich' pasbele mu xa xjoketaj o sni', ja' ti xchechluj ta xi'el ak'alal chjulav ti va'i s'elan chich' sibtasele.

 

Tradução em Português: Se alguém ronca muito quando dorme, dizem que você pode batê-la de leve no nariz com uma sandália ou inserir o rabo de um lagarto em uma de suas narinas; em qualquer um dos casos, a pessoa não roncará mais, pois deverá acordar num sobressalto.

 

Traducción al Español: El que ronca mucho al dormir, dicen que se le da un pequeño golpe con huarache en la nariz o se le introduce la cola de una pequeña lagartija en una de sus fosas nasales; con cualquiera de estos remedios, ya no volverá a roncar, porque se tiene que sobresaltará cuando despierte.

 

Traducción al Inglés: If some one snores a lot when they sleep, you can hit them lightly on the nose with a sandal or insert a little lizard's tail up one of their nostrils; by doing either of these things, that person will not snore again, because they'll have to jump up awake.

Maruch Santíz elabora um registro que surge da sua participação no Projeto Fotográfico de Chiapas, projeto este que proporcionou câmeras, filmes e materiais de laboratório para ser utilizados com fins artísticos em documentários. Isto foi em 1993 quando Maruch tinha 17 anos. Ela vinculou fotografias de objetos comuns, natureza e pessoas, à provérbios e crenças dos povos indígenas de Chiapas que não tinham escrita registrada. Trata-se de um conhecimento em estado de emergência que ela compila em tzotzil, a sua língua. Não são fotografias sobre os indígenas, mas fotografias feitas por uma mulher indígena. Quando ela pega a câmera, a fotografia deixa de ser um instrumento de controle social para se transformar em um instrumento de afirmação da sua identidade cultural.

Maruch Santiz Gomez

Maruch Santiz Gomez

México

REALIZAÇÃO:

PATROCÍNIO:

FINANCIAMENTO:

Site criado e desenhado pela EROICA conteúdo