Roleta - Quarto Giro: Estalo, jogo e comunidades | Educativo
Thu, Mar 20
|Espaço Força e Luz
Conversa aberta com Froiid e Anne Magalhães - Presencial e online


Horário e local
Mar 20, 2025, 10:00 AM – 12:00 PM
Espaço Força e Luz, R. dos Andradas, 1223 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90020-008, Brasil
Sobre o evento
Assista o evento online: https://youtube.com/live/-FheWI-1cuE?feature=share
QUARTO GIRO
20/03 (Quinta-feira) Estalo, jogo e comunidades
Convidados: Froiid e Anne Magalhães
Mediador: Caio Paixão (Assistente de Coordenação)
Local: Auditório Barbosa Lessa, no Espaço Força e Luz
Endereço: Rua dos Andradas, 1223- Centro Histórico / Porto Alegre
Horário: 10h às 12h
Acessível em LIBRAS
Anne Magalhães, artista transdisciplinar, consultora em acesso e mediadora em espaços de cultura, reflete sobre como tornar espaços de arte mais acolhedores às diferenças, sobretudo para pessoas com deficiência. Suas experiências em acessibilidade criativa e coletividade na mediação cultural abrem caminhos para um novo olhar sobre o acesso e as diversidades de corpos nos tempos atuais.
Froiid, artista que compõe nesta 14ª Bienal do Mercosul, propõe um campo especulativo onde roda, jogo e margem se articulam como forças produtivas na cultura brasileira. A roda funciona como uma estrutura aberta, instaurando modos coletivos de participação e negociação. O jogo emerge como prática que tensiona a norma, abrindo brechas para a construção de novas regras e dinâmicas sociais e circunscreve narrativas dissidentes e modos de existir que deslocam as estruturas institucionais.
O encontro será no Auditório Barbosa Lessa, em parceria com o Espaço Força e Luz, contará com tradução e interpretação para Libras e tem vagas limitadas. Também teremos transmissão ao vivo pelo Youtube e site.
Link de inscrição https://forms.office.com/r/3h92Ar3pr3
Haverá transmissão ao vivo no canal do Youtube da Bienal do Mercosul
Haverá Interpretação em Libras
Roleta: giro de ideias
A cada edição, o programa educativo da Bienal do Mercosul expande diálogos possíveis entre arte, educação, comunidades de aprendizagem e as mais diversas áreas do conhecimento. Na 14ª Bienal, o Estalo dá início a uma rodada de conversas abertas ao público com o seminário “Roleta: giro de ideias”.
A série de quatro encontros, realizados entre novembro de 2024 e março de 2025, parte das ideias fundantes de nosso projeto pedagógico, baseado na tríade “estalo - roda - giro”, propondo reflexões sobre o fazer coletivo, a energia/esforço que produz o movimento, as lutas, danças e outras manifestações culturais em roda. As convidadas Puma Camillê, Monica Hoff, Anne Magalhães, e os convidados Allan da Rosa e Froiid, impulsionarão esta Roleta, compartilhando suas trajetórias artísticas e pedagógicas vibrantes, sempre em interlocução com integrantes da equipe educativa.
A cada giro estaremos celebrando o corpo vivo, que fala e aprende em movimento; a lógica do jogo como estratégia artística e pedagógica; a festa enquanto ato de resistência, e as estruturas invisíveis que sustentam um projeto educativo.
Confira a programação completa https://www.bienalmercosul.art.br/roleta.