top of page

Formação de Professores da 14A Bienal do Mercosul

Fri, Feb 07

|

Espaço Força e Luz

Curso de formação voltado para educadores da rede pública, privada e educadores sociais, e acontecerá ao longo dos meses de fevereiro e março de 2025 em cinco encontros presenciais.

Formação de Professores da 14A Bienal do Mercosul
Formação de Professores da 14A Bienal do Mercosul

Horário e local

Feb 07, 2025, 8:00 AM

Espaço Força e Luz, R. dos Andradas, 1223 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90020-008, Brasil

Sobre o evento

INSCRIÇÕES

Formulário: https://forms.office.com/r/fZPVWv4baY

Período de inscrição: 21/01 a 05/02


Estão abertas as inscrições para a Formação de Professores da 14A Bienal de Artes Visuais do Mercosul. A jornada de formação de professores foi elaborada para oferecer um primeiro momento de imersão para professores antes do início da mostra. O que se pretende é envolver o corpo docente das escolas na atmosfera do que será apresentado durante a 14ª Bienal do Mercosul, tecendo saberes sobre a cena de arte na contemporaneidade a partir dos trabalhos da mostra.


As ações formativas serão conduzidas por professores, pesquisadores e arte-educadores que se dedicam a pensar o ensino da arte em sala de aula, a educação museal e modos não-formais de partilha de saberes. 

A Formação é voltada para educadores da rede pública, privada e educadores sociais, e acontecerá ao longo dos meses de fevereiro e março de 2025 em cinco encontros presenciais. Cada encontro terá uma carga horária de 4 horas, totalizando 20 horas de formação ao final do curso. Os encontros serão oferecidos nas sextas-feiras em dois turnos (manhã e tarde), permitindo que as pessoas participantes escolham o turno mais adequado às suas agendas.



TURMA E HORÁRIOS

  • Turma 1 - Manhã: Sextas-feiras, das 8h às 12h

  • Turma 2 - Tarde: Sextas-feiras, das 13h30 às 17h30


Datas dos encontros: 07/02,14/02, 21/02, 14/03 e 21/03

Local: Espaço Força e Luz (Auditório Barbosa Lessa).



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Dia 1 (07 /02 /2025): educadores Allan da Rosa e Cigarra 

Pedagogias em roda: Pensar a roda enquanto forma para práticas pedagógicas. A partir da experiência dos educadores Allan da Rosa e Cigarra e da relação que estabelecem com a capoeira, o tambor e os espaços de educação popular/comunitária, pretendemos discutir sobre outros modos de partilhar saberes, que convocam a coletividade, a integralidade do corpo, a horizontalidade do conhecimento e a vida cotidiana.     

 

Dia 2 ( 14/02 /2025): educadores Rafa Éis e Renata Sampaio 

Espiral que também gira para trás: Como criar vínculos entre estudantes, mediadores, professor/a/e? Reunimos os educadores-artistas RafaÉis e Renata Sampaio, que já integraram a equipe educativa da Bienal em edições anteriores, para uma conversa sobre as possibilidades já criadas - e por criar - de um campo de diálogo e cooperação efetiva entre esses três agentes que convergem na roda educativa da Bienal.      

 

Dia 3 (21 /02 /2025): educadores Adrianne Ogeda e Jandir Jr. 

Corpo, presença e aprendizado: A presença e integralidade do corpo na experiência artística e pedagógica. Revertendo a ideia do corpo inerte na escola e no museu, e da ainda praticada separação do corpo e mente nos processos pedagógicos tradicionais, propomos uma conversa sobre a presença e inteligência integral dos corpos no aprendizado e na fruição artística. A Profª. Dr.ª Adrianne Ogêda e o artista-performer e educador Jandir Jr. dialogam sobre o assunto sob a perspectiva de seus trabalhos no campo da arte e da educação. 

 

Dia 4 ( 14/03 /2025): educadoras Sofia Robin e Luciana Loponte 

Obra-aula: O plano de aula enquanto campo de criação e as muitas maneiras de se fazer aula. Uma conversa com as professoras Luciana Loponte e Sofia Robin  para pensar os processos criativos de um/a/e professor/a/e ao planejar sua aula; a autoria e experiência compartilhadas entre professores e estudantes quando essa aula acontece e as possibilidades de reinvenção da escola/aula diante das crises humanitárias. 

 

Dia 5 (21/ 03 /2025): educadora Carolina Rochefort (Patafísica) 

O lugar do meio - fluxos entre aprender e ensinar:  A mediação enquanto lugar não fixo e o desafio de construir fluxos nos quais os saberes são partilhados em várias direções e por todo o grupo. Como fazer girar os lugares de quem aprende e quem ensina? Como promover esses giros dentro da sala de aula? A Profª. Carolina Rochefort partilha formas de (re)fazer mediação pensados dentro do grupo de pesquisa Patafísica.   

Google Maps were blocked due to your Analytics and functional cookie settings.

Compartilhe este evento

bottom of page