Instituto Caldeira is one of the main symbols of the movement for innovation and entrepreneurship in Rio Grande do Sul. Officially founded in 2019 by 40 large companies, it is located in the 4th District of Porto Alegre, in the facility where, in the 1920s, the old manufacturing industry of the AJ Renner group.
The goal is to house 60 operations by May 2021, between large corporations, startups and initiatives related to the new economy, connecting agents from the private sector, universities and public authorities.
The space of 22 thousand square meters, through which 1.3 thousand people should circulate in the coming years, is already a meeting point for anyone who is passionate about the idea of a more competitive and innovative Rio Grande do Sul.
Read more about Instituto Caldeira: https://institutocaldeira.org.br
Confira as galerias e espaços de artes participantes:
Andaime
Endereço: Travessa dos Cataventos, 100 - Casa de Cultura Mario Quintana – Porto Alegre - RS
Contato: andaimepoa@gmail.com
Instagram: @andaimepoa
A loja Andaime abre suas portas oficialmente neste mês de setembro, localizada em uma das instituições culturais de grande prestígio do país, a Casa de Cultura Mario Quintana, no Centro Histórico de Porto Alegre. Trata-se de inédito espaço comercial exclusivamente dedicado a unir a colaboração entre artistas visuais, coletivos e marcas locais em projetos de arte aplicada, indumentária, design, valorização de produtos gastronômicos regionais e de inclusão e atenção a todxs os públicxs.
A partir da sua inauguração, em 21 de setembro,apresentam os trabalhos de novas/os artistas que estarão conosco, em um diálogo direto com a Bienal. Somam-se aos nomes que já fazem parte desde as nossas pré-aberturas, intituladas Tapumes, as/os artistas: Romy Pocztaruk, com trabalhos relacionados à série “Bombrasil”; Rochele Zandavalli, apresentando peças originais das suas pesquisas no cruzamento entre fotografia, memória e a técnica do bordado; Fabio Del Re, com fotografia impressa especificamente para nossa abertura oficial e em diálogo com a linguagem pictórica de Morandi; Rodrigo Marroni, fotógrafo e gravurista que traz inúmeras imagens em prints e originais de paisagens de Porto Alegre e outras cidades do mundo; Mari Froner, arquiteta e ilustradora que transpôs para postais exclusivos desenhos de prédios e monumentos históricos da capital gaúcha; Guti, ilustradora e quadrinista que tem suas criações já aplicadas em diferentes técnicas em produtos da loja, sobretudo nossas ecobags; Alexandre Raupp, fotógrafo que traz ao espaço suas matizes de prismas de cores na apreensão do céu e das nuvens em distintos horários; e Lorenzo Muratório, ceramista que assina peças de design entre candelabros e objetos de decoração cujas formas se assemelham a seres marinhos.
Atelier André Venzon
Endereço: Rua Leopoldo Froes, 126 - Floresta - Porto Alegre - RS
Contato: atelierandrevenzon@gmail.com
Redes Sociais:
@andrevenzonatelier
www.facebook.com/andrevenzonatelier
Exposição:
“Este é o meu lugar”
Além de integrar o Distrito Criativo constituído por artistas e empreendedores em Porto Alegre, o Atelier André Venzon, desde 1996, está localizado no coração do 4º Distrito. Região em processo de transformação, que integra a pesquisa visual do artista com tapumes na paisagem urbana, de elemento arquitetônico a significante de operações poéticas. Entre fotografias, montagens de objetos e caixas, trama-se um pensamento artístico que interroga a concepção de território, limites e marcos, referências e lugares. A exposição “Este este é o meu lugar” apresenta um conjunto representativo de trabalhos de André Venzon e de outros artistas pertencentes ao acervo do atelier.
Calafia Art Store
Endereço: Rua Couto de Magalhães, 439 - São João - Porto Alegre - RS
Aberto de segunda a sexta, das 10h30 às 17h30. Sábado, das 11h às 16h.
Contato: maria.luiza@calafia.com.br
Site: www.calafia.com.br
Redes Sociais: www.instagram.com/calafiaartstore/
Exposições:
15/9 a 25/9 - Bruno Tamboreno (sala expositiva, andar superior)
1º/10 a 30/10 - Mitti Mendonça (sala expositiva, andar superior)
5/11 a 20/11 - Gus Bozzetti (sala expositiva, andar superior)
15/09 a 20/11 - Exposição do acervo no andar térreo
Casa Amarela
Endereço: Rua José Gertum, 671 - Chácara das Pedras - Porto Alegre - RS
Contato: jacksnilda@gmail.com
Instagram: @casaamarelapoa
Exposição:
1º a 15/9: “Panos da Vida” I Artistas do atelier livre da prefeitura | Curadoria: Daisy Viola
20/9 a 4/10: Judith Plentz I Curadoria: Bethânia Gonçalves
6/10 a 20/10: Magda do Canto | Curadoria: Bethânia Gonçalves
22/10 a 31/10: “En (in) comum”
8/11 a 2/12: Elias Monteiro - cartuns e ilustrações
Casa Morada
Endereço: Barão de Santo Ângelo, 384 - Porto Alegre - RS
Contato: casamoradapoa@gmail.com
Redes Sociais: @casamorada_poa
Exposição:
Artista Gisele Sperbg, com a exposição " O outro impregnado de nós - Retratos", até dia 28/9.
"Retratos de si, do outro, de nós. É possível estarmos contidos nas cores que parecem pulsar diante de nós? O olhar olhando de dentro parece exercer uma magia, íntima ao olhar olhando de fora, como se uma alma tivesse. Seria a alma do retratado ou a alma do artista, ou ainda, seria a alma do observador que reflete no quadro?".
Artista Jane Debhone e Álvaro de Quadros, de 6/10 a 10/11. Trazem à galeria a temática do onírico e do sensível.
CHC Santa Casa
Endereço: Av. Independência, 75 – Independência - Porto Alegre - RS
Segunda a sábado, das 8h às 18h
Contato: denise.viana@santacasa.org.br
Site: https://www.chcsantacasa.org.br
Redes Sociais: @chcsantacasa
https://pt-br.facebook.com/CHCSantaCasa/
Exposição:
1º/9 a 30/9: “Porto Alegre em Imagens - 250º Aniversário”
O livro Porto Alegre em Imagens – 250º Aniversário, que originou a exposição, é uma realização do Foto Clube Porto-Alegrense em parceria com a Unicred Porto Alegre.
A obra, de 178 páginas, apresenta o olhar diferenciado de 70 fotógrafos gaúchos sobre a cidade e seu cotidiano, como Ana Fernanda Tarrago, Douglas Fischer, Eduardo Grazia, Gutemberg Ostemberg e William K. Clavijo. A exposição vem itinerando por diversos espaços e chega ao CHC para permanecer durante todo o mês de setembro, na sala Múltiplos II.
18/8 a 2/10: “Capelas & Ermidas - Arquitetura no espaço, vestígios no tempo”
Selecionado no Edital de Ocupação do CHC Santa Casa
O projeto "Capelas & Ermidas - Arquitetura no espaço, vestígios no tempo", idealizado pelo fotógrafo André Antunes e pelo artista gráfico Zé Marcos Guimarães, apresenta 147 capelas e ermidas construídas pela colonização italiana, parte importante da identidade do Rio Grande do Sul. O registro nas fotografias contribui com a arte e a memória regional brasileira. Na sala Múltiplos II.
“Tempo suspenso entre a pandemia e o caos”
Selecionado no Edital de Ocupação do CHC Santa Casa
A exposição reúne duas séries de fotografias de Sandra Gonçalves, carioca, doutora em Comunicação pela UFRJ, e que leciona e pesquisa na FABICO/UFRGS desde 2005.
Produzida durante a pandemia da Covid-19, a exposição reflete sobre o isolamento derivado da fragilidade dos corpos. As janelas tornam-se o acesso ao mundo. Uma das séries, "Caos", trata da fragilidade do corpo e da perda da mobilidade. "Pandemia" trabalha, a partir de fotos e de imagens de raio-x do acervo pessoal da artista, e reflete sobre as condições impostas ao frágil ser humano pela presença do vírus.
Coletivo Studio Jardim
Endereço: Av. Nova York, 506 – Auxiliadora – Porto Alegre - RS
Contato: marciasousarosamsr@gmail.com
Site: https://coletivostudiojardim.com
Alguns links:
https://www.instagram.com/reel/CiQuayXOajZ/?igshid=MDJmNzVkMjY
https://www.instagram.com/reel/CiQuayXOajZ/?igshid=MDJmNzVkMjY=
https://www.youtube.com/c/ColetivoStudioJardim?app=desktop
Exposição:
“Acqua”
A exposição apresenta o trabalho de 33 aquarelistas do Rio Grande do Sul. Segundo o curador e arquiteto Anaurelino Barros Neto, pretende apresentar, através da exposição, a produção de grupos de aquarelistas e artistas independentes, mostrando as múltiplas vertentes da técnica de aquarela no Estado do RS, desde as linguagens mais tradicionais até as abordagens mais contemporâneas e abstratas.
Espaço Força e Luz
Endereço: Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS
Contato: contato@eflcultural.org.br
Site: https://www.eflcultural.org.br/
Instagram: https://www.instagram.com/eflcultural/
Facebook: https://www.facebook.com/eflcultural
Exposição:
"Desaprumos", de Henrique Pasqual
Período: 21/9 a 29/10
Em "Desaprumos" são apresentadas uma série de instalações e gravuras que se desdobram no espaço a partir de ferramentas e materiais da construção civil, que convidam e dialogam com elementos do ambiente escolar e cotidiano, propondo tencionar as percepções através de seus contrastes. Estes são produzidos por meio da relação entre os materiais e técnicas utilizados em suas feituras, na tensão entre pesos e formas, vazios e complementações. A montagem propõe algumas intervenções no espaço físico, as quais atuam como dínamos na produção de antíteses, trabalhando para a criação deste ambiente paradoxal que conduz o olhar durante a mostra.
Henrique Santos (1991) é um artista negro nascido e criado na periferia de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. É a partir deste local que partem as vivências que aborda, o olhar que aponta seu curso, trazendo à tona o contraste de uma pesquisa estética e conceitual, calcada no exercício da contradição, e de onde derivam as poéticas expostas na produção. Em 2015, recebeu a menção honrosa no 5º Prêmio IBEMA Gravura e atuou na produção e organização da Parada Gráfica, a segunda maior feira de artes gráficas do Brasil, que tinha seu território firmado no Museu do Trabalho de 2014 a 2017.
Instituto Zoravia Bettiol / Zoravia Bettiol
Endereço: Rua Paradiso Biacchi, 109 – Ipanema – Porto Alegre - RS
Contato: institutozoraviabettiol@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/institutozoraviabettiol/
Exposição:
“Águas do Guaíba”
A intervenção urbana “Águas do Guaíba” trata-se de uma instalação no jardim da atual sede do Instituto Zoravia Bettiol, que será confeccionada de forma coletiva, por integrantes do Instituto e da Associação Riograndense de Artistas de Artes Plásticas Francisco Lisboa (Ass. Chico Lisboa). Trinta e quatro artistas participarão, sendo que cada um irá confeccionar duas bandeirolas em lona, e o total das bandeirolas compõe a intervenção. A reconhecida artista Zoravia Bettiol vai ministrar workshop para a execução das bandeirolas e para complementar a instalação. Com texto da atriz e escritora Nora Prado, a obra tem como objetivo a conscientização do grande público e, principalmente, dos jovens sobre a importância da água como elemento fundamental da vida em nosso planeta.
Galart - Galeria de Arte
Endereço: Av. Cel. Lucas de Oliveira, 132 - Petrópolis - Porto Alegre - RS
Contato: galart.galeriadearte@hotmail.com
Site: www.galart.com.br
Instagram: @galartpoa
Facebook: /galartpoa
Exposição:
Até 17/9: Pedro Weingärtner, “Nosso Contemporâneo"
Uma exposição é fundamental para quem quiser conferir aspectos até então inéditos de um dos mais importantes artistas da história do Rio Grande do Sul.
"O Feminino e o Sagrado", de Arminda Lopes
Vernissage: 24/9, das 11h às 16h | Visitação: 26/9 a 17/9
"O encontro com nossas sombras e vazios, a conscientização de nossa verdadeira essência é o reflexo dos nossos atos e do que criamos. A busca do equilíbrio entre Yin e Yang nos proporciona estar em comunhão com o outro e abertos à experiência do Divino”, declara Arminda Lopes.
Galeria Alice Floriano
Endereço: Rua Félix da Cunha, 1181 – Moinhos de Vento - Porto Alegre - RS
Contato: galeriaalicefloriano@gmail.com
Site: www.alicefloriano.com
Redes Sociais:@galeria_alicefloriano
Exposição:
“Um estranho delírio”
Abertura: 15 /10, sábado, das 11h às 19h
Visitação: 18/10 a 20/11, de terça a sábado, das 10h às 19h
Alice Floriano, com suas peças construídas de sincretismos materiais, estéticos e mnemônicos, vem evocar o caráter amulético da joalheria. Jimena Rios, com seus escapulários que nos tocam, afagam e confortam, sussurra que não estamos sozinhos. Romy Pocztaruk, com seus desenhos de gestos incisivos, formas vigorosas e cores intensas, faz irromper uma mirífica energia. Em diálogo, as obras das três artistas oferecem um ambiente de surpresa e sonho, um estranho delírio.
Galeria Bolsa de Arte
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 365 - Porto Alegre - RS
Rua Mourato Coelho, 790 - Pinheiros - São Paulo - SP
Contato: egon@bolsadearte.com.br / saopaulo@bolsadearte.com.br
Site: www.bolsadearte.com.br
Redes Sociais: @galeriabolsadearte
Exposições:
De 20/9 a 8/10, em Porto Alegre: Romy Pocztaruk, Panorama Zero
De 22/10 a 23/12, em Porto Alegre: Elida Tessler, Palavrar
De 2/10 a 26/11, em São Paulo: Carlos Pasquetti, Uma Dúzia de Desenhos
Galeria Clima Porto Alegre
Endereço: Av. Diário de Notícias, 400/1107 - Torre Diamond - Cristal - Porto Alegre - RS
Horário de visitação: de terça a sábado, das 13h às 19h
Contato: olga@clima.com.br
Site: www.galeriaclimapoa.com.br
Redes Sociais: @galeriaclima_poa
Exposição:
“I Paralelas | Portas para a Arte”
Período: 16/9 a 20/11
É com grande satisfação que a Galeria Clima apresenta em Porto Alegre a exposição
| Paralelas | Portas para a Arte. Composta por 20 obras de 14 artistas, a exposição apresenta a contemporaneidade como um novo olhar ao tradicional, permitindo novos conceitos e ideias. Esta visão está em nosso DNA e se concretiza na seleção dos artistas por nós representados. Atualmente, figuram no nosso portfólio grandes nomes da arte contemporânea brasileira, já com carreiras consolidadas e também jovens artistas que se destacam no universo da arte. A seleção de obras apresentadas durante a exposição | Paralelas | Portas para a Arte tem como direcionadores a coerência com os preceitos da arte contemporânea de vanguarda e também oferece a possibilidade de mostrar que obras de arte vão além do caráter decorativo.
Artistas em exposição durante o período da exposição | Paralelas | Portas para a Arte:
Amália Giacometi, Armarinhos Teixeira, Claudio Cretti, Edith Derdyk, Eduardo Coimbra, Eduardo Sued, Hilal Sami Hilal, José Bechara, José Rufino, José Spaniol, Lia Mena Barreto, Mai-Britt Wolthers, Marcelo Solá, Nazareno.
Galeria de Arte Mamute
Endereço: Rua Caldas Júnior, 375 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS
Contato: contato@galeriamamute.com.br
Site: https://www.galeriamamute.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/galeriamamute
Facebook: https://www.facebook.com/GaleriaMamute
LikedIn: Galeria de Arte Mamute
Exposições:
“Anima e Furor”
Abertura: 13/9, às 19h
Visitação: 14/9 a 29/10, das 14h às 17h
Artistas: Bruno Borne, Elias Maroso, Ío, Karola Braga
Curador: Henrique Menezes
Reunindo cinco artistas presentes na Bienal do Mercosul de 2022, a exposição Anima e Furor multiplica as oportunidades de encontro do público com a produção de nomes em ascensão na arte nacional. Com curadoria de Henrique Menezes, a mostra traz obras recentes de Bruno Borne, Elias Maroso, Karola Braga e o duo Ío (Laura Cattani e Munir Klamt). Com origem no Latim, a palavra “anima” remete à imagem de sopro, ar ou brisa, assumindo ao longo do tempo os conceitos de princípio vital, alma. “Furor”, por sua vez, partilha da mesma etimologia latina e evoca estados de grande excitação, delírio e inspiração.
“Desenhos de céu e terra”
Abertura: 21/9, às 19h
Visitação: até 1º/10
Artistas: Anna Moraes e Edson Macalini
A proposta da exposição é de apresentar produções artísticas que envolvem questões do desenho e o definem como linguagem arqueológica e arcaica, contemporânea e projetiva de um futuro porvir. Os artistas propõem a experiência do desenho na qualidade de arqueológico e tecnológico ao mesmo tempo, através da dimensão espacial do céu e da terra, nas quais se inserem suas criações artísticas e pesquisas.
Local: Centro Integrado de Cultura - Sala Lindolf Bell 1 – Florianópolis – SC
“A forma na ausência - origem e processo”
Aberturas: 18/9 e 25/9, das 11h às 14h
A exposição “A forma na ausência - origem e processo” apresenta o processo de criação e produção de obras desenvolvidas pelo artista Wagner Costa, a partir dos estudos na Academia de Arte de Florença (Itália), com aprimoramento no Atelier de Gravura da Fundação Iberê Camargo, na qual questões do corpo, ou o que nos define enquanto corpo nos espaços vazios, configuram seu objeto de investigação em Arte.
A mostra reúne um conjunto de gravuras, videoarte, videoprojeções, com momentos abertos à interação do visitante, de forma a possibilitar a vivência do processo de criação, conhecimentos da prática e da teoria filosófica que inspiram e embasam a pesquisa em arte.
Local: Alameda Coelho Neto, 20 - Boa Vista - Porto Alegre – RS
Galeria ECARTA
Endereço: Av. João Pessoa, 943 - Farroupilha - Porto Alegre - RS
Contato: beti@fundacaoecarta.org.br
Site: www.ecarta.org.br
Redes Sociais: @fundacaoecarta
https://pt-br.facebook.com/galeriaecarta
Exposição:
A partir de 10/9
“Yvy Nhande Mba'e - A Terra é Nossa", exposição individual do artista Xadalu Tupã Jekupé, que apresenta um conjunto de trabalhos em técnicas mistas focado na pesquisa da arte indígena contemporânea no RS, com curadoria de Sandra Benites, a primeira mulher indígena a ocupar espaço em um museu de arte no Brasil.
Curadoria de Sandra Benites.
“Pinturas para um mundo desconhecido”, artista Pedro EMCB
Curadoria de André Venzon.
Visitação até 23/10, de terça a domingo, das 10h às 18h, inclusive feriados.
Galeria Gestual
Endereço: Av. Cel. Lucas de Oliveira, 21 - Porto Alegre - RS
Contato: contato@gestual.com.br
Site: www.gestual.com.br
#galeriagestual linktr.ee/gestual
Exposição:
“Um panorama da arte gaúcha dos anos 80/90/00/01”
Galeria .ISTA
Endereço: Rua São Salvador, 461 - Santa Maria Goretti - Porto Alegre - RS
Contato: galeria.ista@gmail.com
Redes Sociais:
@galeria.ista
@fabdefabio
Exposição:
“Borra”, de Eduardo Motta
Evento de abertura: dia 17/9, às 20h
Período: 17/9 a 30/10
Visitação: de quarta a domingo, das 12h às 18h.
Na mostra “Borra”, que tem o subtítulo “produção, circulação e falha”, Motta apresenta obras recentes explorando interferências sobre fotografias, pinturas e vídeos, além de uma instalação com seis toneladas de resíduos industriais que dá nome à exposição.*
Os sistemas de produção de imagens, de sentidos e de objetos, incluindo os do sistema da arte, estão no centro da pesquisa do artista, particularmente no que diz respeito aos atravessamentos que desarranjam a racionalidade produtiva desses sistemas, seja nos seus fundamentos, nos seus processos ou resultados.
Motta interfere em fotografias e vídeos free licence traçando uma rota de acidentes e deslocamentos que acometem as imagens e seus significados na contemporaneidade. A matéria imprevista — borra que escapa ao controle produtivo —, o vazio dos ritos corporativos e o próprio fazer artístico também são tratados pelo artista, ora como
expressões de abundância e excesso, ora de dispêndio e inutilidade, configurando cenários que sugerem fins de mundo e atentam contra a ideia de estabilidade.
*O material utilizado na instalação Borra foi gentilmente cedido pela Altero Metais. É um material certificado, não tóxico, que a empresa beneficia e encaminha para reúso como parte das suas ações de sustentabilidade.
Galeria Pinacoteca Barão de Santo Ângelo
Endereço: Rua Senhor dos Passos, 248, 2º andar - Centro Histórico – Porto Alegre - RS
Contato: iapin@ufrgs.br
Redes Sociais: https://www.ufrgs.br/galeriabaraodesantoangelo/
Exposição:
“Às margens do desenho”
A exposição “Às margens do desenho” écomposta por trabalhos que fazem parte de uma investigação sobre rastros, resíduos e marcas do processo de criação e envolve questões processuais e conceituais de trabalhos que abrangem o período de 2016 a 2022. A partir de desenhos de grandes dimensões, que decorrem da observação de elementos de uma natureza que brota espontaneamente nas fissuras da cidade, constituída pela vegetação periférica, muitas vezes considerada como ervas daninhas, a artistas vêm desenvolvendo desenhos em grandes dimensões, nos quais trabalha tendo o registro fotográfico como referencial inicial para a produção artística.
Galeria StudioC
Contato:olgapfeifer@terra.com.br
Site: www.galeriastudioc.com.br
Redes Sociais: @galeria_studioc
Exposição:
2/9 a 14/10:
“Ainda Ontem: Melodias ao vento” | Curadoria Ângela Berlinde
A mostra apresenta fases marcantes na fotografia de Fernanda Chemale. Os trabalhos exibidos na Galeria de Arte DMAE dialogam harmoniosa e inquietantemente com o espaço, reunindo séries inéditas e trabalhos icônicos na trajetória da artista. Fernanda pertence a uma geração que afirma a fotografia como expressão artística sendo uma das representantes femininas na fotografia brasileira. Capta o estético, o sensível, o perceptível, o admirável e vai além: através de seu olhar, nos revela o invisível, por vezes de uma ousadia alucinante, mas também um convite à meditação.
Esta retrospectiva está dividida nas seguintes fases representativas do seu trabalho:
O Rock em 4 tempos: Rock Luz Velocidade (1991), Lory Flash (1996), Tempo de rock e luz (2004) e Retratos Clássicos do Rock Gaúcho (2012); Face (2003), ElefanteCidadeSerpente (1991-2008), A Rua Suspensa (2008-2013), Espaço de Conflito (2011), Desordem (2015), Rastros d’Eus (2017). Haverá também o livro de artista Capa Preta (2017), a série Diário de Memórias e o Objeto de Memória (2020) e a série inédita Entre Perspectivas (2022).
Horário de Visitação: das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira
Local: Galeria de Arte DMAE | Hidráulica Moinhos de Vento - Rua 24 de Outubro, 200 - Porto Alegre - RS
Genuinaobra
Endereço: Visconde do Rio Branco, 233, Loja 1 – Floresta - Porto Alegre - RS
Contato: genuinaobra@gmail.com
Site: www.genuinaobra.com
Redes Sociais: @genuinaobra
Exposição:
“Quando os gestos me abandonam”
Abertura: 24/9, das 10h às 15h
Visitação agendada até 28/10
WhatsApp: 51 99542.4114
DM @genuinaobra
Curadoria de Nicolas Beidack, produção de novos artistas representados:
Alex Mattos
Bruno Tamboreno
Gustavo Assarian
Leonardo Lopes
Lurdi Blauth
Mariana Riera
Reunindo os artistas Alex Mattos, Bruno Tamboreno, Gustavo Assarian, Leonardo Lopes, Lurdi Blauth e Mariana Riera, que se relacionam ao longo de sua trajetória com os aspectos técnicos do desenho, o projeto curatorial desenvolvido estabelece um olhar sobre a profundidade do gesto na elaboração de uma imagem pessoal sobre o mundo, seja na sua condição íntima, subjetiva e inegociável – por ser interna, pessoal e até mesmo identitária –, ou na sua manifestação singela das ditas banalidades do cotidiano, das ruas, do que é ambientável e que, ainda assim, almeja o encontro com os olhares atentos pela sua sutileza ao existir.
Gravura Galeria de Arte
Endereço: Rua Corte Real, 647 - Petrópolis - Porto Alegre - RS
Contato: gravura@gravuragaleria.com.br
Site: www.gravuragaleria.com.br
Instagram: @gravuragaleria
Facebook: Gravura Galeria de Arte
Exposição:
“Bonecas Sobreviventes”, de Bernardete Conte.
De 1º/9 a 1º/10
De segunda a sexta das 9h30 às 18h30
Sábados: das 9h30 às 13h30
Nos Museus do Holocausto que a artista visitou, em diversos países, encontrou algumas bonecas. Ali vemos muitos tipos de objeto que pertenceram às vítimas do holocausto, o que, por si, já causa imensa emoção. “As bonecas causaram-me um forte impacto. Talvez porque eu fui uma menina que gostava muito de bonecas. Foram minhas companheiras de infância para quem eu fazia roupas, agasalhava, penteava como se fossem pessoas. Foi pelo reconhecimento dos meus sentimentos infantis em relação às bonecas, que percebi que, se as bonecas estavam ali, nos museus ou memoriais do holocausto, significa que elas acompanharam as suas donas depois que elas foram retiradas de suas casas. Senão, elas teriam se perdido junto aos outros utensílios e objetos das casas”, declara Bernardete.
A partir de 8/10
Sala Negra: Miniarte
Sala Branca: Clara Pechansky Relatos, retalhos e profecias com texto de Cíntia Moscovich.
Temos ainda uma pequena exposição da mesma artista no Piso Dois.
MODOO GALERIA
Endereço: Rua Silveiro, 1111 - Menino Deus - Porto Alegre - RS
Contato: paulabohrer@gmail.com
Redes Sociais:
@modoo.galeria
@paulabohrer
Exposição:
“Terra, Água, Ar”
Abertura para convidados: 11/10
Visitação: a partir de 13/10, em horário comercial
Exposição coletiva com trabalhos das artistas Márcia Braga, Roseli Jahn, Claudia Hamerski e Magna Sperb e curadoria de Paula Bohrer. A Modoo Galeria é nômade e ocupará o Espaço Sopra, na Rua Silveiro, 1111.
Museu do Trabalho
Endereço: Rua dos Andradas, 230 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS
Contato: (51) 3227.5196
Exposição:
“Você Trabalha ou Só Pinta?” - Cartuns em pinturas de Paulo Ito
Abertura: 21/9, às 18h30
Visitação: de terça a sábado, das 13h30 às 18h30 (até 23/10)
Domingos e feriados, das 14h às 18h30
Apoio: Bebê Baumgarten / Instituto Goethe Porto Alegre
Realização: Museu do Trabalho
Mais informações:
https://www.instagram.com/museudotrabalho/
https://www.instagram.com/paulo_ito/
Nieto Atelier e Galeria
Endereço: Av. Cel. Lucas de Oliveira, 432 - Mont’Serrat - Porto Alegre - RS
Contato: carina@nieto.art.br
Site: www.nieto.art.br
Redes Sociais: @nietoatelieregaleria
Exposições:
Setembro: Elvira Forttuna e Mylene Rizzo
Outubro: Stella Da Poian
Novembro: Paulo Thume
Ocre Galeria
Endereço: Rua Demétrio Ribeiro, 535 - Centro Histórico – Porto Alegre - RS
Contato: contato@ocregaleria.com.br
Site: www.ocregaleria.com.br
Instagram: Ocre Galeria
Facebook: Ocre Galeria
Exposição:
20/8 a 1º/10: Patricio Farías | Exposição "Reticulados & Mitológicos” (desenhos e esculturas)
8/10 a 29/10: Thais Ueda | Exposição de desenhos
5/11 a 26/11: Marta Penter, Amelia Brandelli, Olivia Girardello, Mariana Riera, Claudia Hamersky - Coletiva de desenhos | Nara Amelia - Exposição individual (2º piso)
Somos Atelier Imobiliário
Endereço: Rua Riachuelo, 1100 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS
Contato: anderson@somoslares.com.br
Redes Sociais:
@somoslares
@anderson_coelho
@lateralgaleria
Exposição:
"Um Olhar pro Sul"
Abertura: 16/9, das 11h às 17h
A exposição coletiva tem o Sul como objeto de expressão e reflexão. São 11 artistas brasileiros, que apresentam seus trabalhos e pesquisas através de escultura, pintura, fotografia, entre outros. Ao realizar essa exposição em Porto Alegre, região sul do Brasil, propomos um olhar para o Sul, não apenas do Brasil, mas o Sul do globo terrestre, tendo-o como referência, a fim de questionar a expressão “ter um norte”, fortemente usada para apontar quando temos uma direção na vida e que coloca o Norte como referência e modelo. Se não ter um Norte é estar perdido, nos encontraremos buscando o Sul.
Sala de Exposições do Theatro São Pedro
Endereço: Praça Marechal Deodoro, s/nº - Centro Histórico - Porto Alegre - RS
Contato: arpsantos@yahoo.com.br
Site: https://teatrosaopedro.rs.gov.br
Exposição:
“O Tempo na Pele”
A Sala de Exposições do Theatro São Pedro apresenta a exposição “O Tempo na Pele”, de 1º a 25 de setembro (de terça a domingo, a partir das 16h - até o início dos espetáculos), uma mostra de trabalhos recentes do porto-alegrense André Santos. O artista - que atua há mais de 30 anos nas artes visuais -, nos últimos cinco tem incorporado em sua poética diferentes materiais, além da tinta, para se expressar. Nesta oportunidade, traz couros variados, resíduos de indústrias gaúchas.
Das conhecidas telas abstratas em cores vibrantes, sobretudo o vermelho e o dourado, às decupagens e stencils com grafite, desde 2019 vem surpreendendo em seus feitos pictóricos, a partir de experimentações com materiais que vão de pigmentos puros, papéis variados, pedras preciosas e metais ao uso de couros.
Através dessas peles, que fizeram parte da vida de animais, André interage criando cenários de absoluta organicidade e constantes transformações. Num sentido inverso à vida, essas peles/couros passaram por tratamentos químicos adquirindo outras características que se somam às originais. Para o artista, “O tempo agiu nessas peles de forma natural e não natural e a diversidade de cores, formas e texturas é ampla. Isto se reflete nestas composições em que os couros se juntam à tinta e a outros materiais e se materializam, num universo imaginário onde o tempo passa e tudo se transforma”.
V744atelier
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 744 - Porto Alegre - RS
Contato: vilmasonaglio@yahoo.com
Instagram: @v744atelier
Exposição:
“Tripadeiras”, de Téti Waldraff
A exposição Tripadeiras apresenta desenhos a partir de anotações visuais/fotográficas e verbais feitas nos jardins da casa de Téti Waldraff, nos dois últimos anos de 2021/2022. Segundo a artista, a proposta é convidar o espectador a olhar e então ver fragmentos capturados e reinventados envolvendo a magia e a exuberância de folhas, flores, cipós e trepadeiras floridas, ou não, com suas cores nas diferentes estações do ano. “São configurações no plano bidimensional, ou seja, desenho no papel e desenho no espaço tridimensional com linhas feitas de diversos tecidos, como lycra, cetim e malhas, tendo como base estrutural o fio de eletricidade”, explica. Tripadeiras, uma palavra inventada por Waldraff, contém e apresenta a mistura de tripas e trepadeiras, floridas ou não.
Zigwall Gallery
Endereço: Rua Dinarte Ribeiro, 131 - Porto Alegre - RS
Contato: apecci1102@gmail.com
Redes Sociais: @zigwallgallery
Exposição:
“Onírico”
De 16/09 a 20/11
Todos os dias das 12h às 15h e das 18h30 às 22h, ou com hora marcada.
O mundo externo nos afeta.
No interno vivem os afetos.
Onírico é a exposição de Zigwall Gallery, que abre o espaço para os sonhos e seus simbolismos como forma de impressão dos sentimentos.
Estamos vivendo um período de alta intensidade. Os efeitos do mundo que nos cerca podem ser sentidos na forma que atravessamos esse ciclo. Fugir, sonhar, fechar ou abrir as portas do nosso interior.
A arte como forma de imaginar o mundo e dar vazão aos nossos afetos mais profundos.
Por Um Fio
Local: Ateliê Susan Mendes
Visitação: de 17 de novembro à 17 de dezembro de 2022
Exposição de Susan Mendes Curadoria Ana Zavadil:
A exposição Por Um Fio trata de uma condição muito familiar à mulher, em que vive na tênue linha que separa vida e morte onde situações extremas as tornam vítimas de feminicídios ou estupros. Luta constante buscando seu lugar de merecimento em uma sociedade patriarcal, a mulher procura a igualdade de direitos em relação aos seus pares masculinos. Na vida, a mulher tem que estar dentro de padrões de beleza impostos e nas obras de Susan Mendes são concebidas de modo diferente, onde os padrões não têm valores estéticos. O suporte das obras - o papelão corrugado - alerta para a questão do descartável, a mesma situação para a mulher que, fora dos padrões de beleza, também pode ser descartada. Representa a mulher real com suas cicatrizes (feitas através de costuras nas obras), a mulher com curvas (criadas com o uso de tecidos e fibras); as mulheres penduradas literalmente por um fio, à beira do abismo. O apelo estético das obras se relaciona com esta força que tem o feminino apesar do apagamento que se quer impor ao valor da mulher. As séries de trabalhos que começaram na pandemia retratam o confinamento, a solidão, o perigo. O olhar para dentro de si. “O horizonte de visibilidade que cerca a vida das mulheres repete-se através da história e em pleno século XXI continua muitas vezes preso à sua identidade de dona de casa e mãe. Herança da burguesia, o patriarcalismo, fundamentado na constituição da família, impôs às mulheres o papel reprodutivo que frequentemente as privou do poder e da voz. A história da mulher na arte acompanha a mesma problemática, mas aos poucos se abrem frestas nessa paisagem na busca de ultrapassar obstáculos e romper com a cegueira que perdura sobre a percepção da obra de artistas mulheres por séculos.” - diz Ana Zavadil, curadora da exposição, no texto do catálogo da exposição Fora das Sombras: novas Gerações do Feminino na Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, em cartaz no Museu Oscar Niemeyer que possui obras de Susan Mendes. Exposições de caráter feminista são importantes para contar a história das artistas mulheres que atuam hoje, ao contrário de tantas que foram apagadas quando arrancadas dos livros de História da Arte. Susan Mendes traz para a sua pesquisa em relação à mulher materiais instigantes como papelão corrugado, fibras, tecidos, costuras, tinta, colagens. Em seu processo criativo desenvolve pinturas em papelão corrugado e em telas, instalações e livro de artista que fazem parte desta mostra.
Galeria Duque:
Rua Caldas Júnior, 375. Porto Alegre.
Contato: galeriadaduque@gmail.com
Facebook: Galeria Espaço Cultural Duque
Instagram: @galeriadaduque
Exposição:
Acervo da Galeria Duque, ênfase em arte brasileira, ícones da primeira geração do modernismo, como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Anita Malfatti, mas também artistas internacionais como Fernando Botero, Joan Miró, Pablo Picasso e Salvador Dalí. Artistas gaúchos pioneiros do modernismo no RS como Carlos Scliar, Glênio Bianchetti, Danúbio Gonçalves, Glauco Rodrigues, Vasco Prado além de consagrados artistas de expressão nacional como Iberê Camargo, Sonia Ebling, Xico Stockinger, Maria Tomaselli, Carlos Britto Velho entre tantos outros. As exposições temporárias ocupam o 3º e 4º andar da Galeria e tem recebido coletivas de artistas contemporâneos em atividade nos ateliers locais ou que integram grupos em torno de curadorias que privilegiam a produção de artistas mulheres, como por exemplo, as mostras de Ana Zavadil, que a partir do dia 19 de novembro próximo apresenta a exposição A MORTE E A SUA BELEZA: NOVOS CONFRONTOS COM A NATUREZA-MORTA, com obras de mais de 40 artistas sobre o assunto natureza-morta através de pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, instalações, objetos e outras modalidades artísticas. Ana Zavadil é curadora, professora e historiadora da arte e vem se destacando no circuito de exposições na região sul, reivindicando representatividade feminina, excelência técnica e o devido reconhecimento para as mulheres nas artes visuais no estado.
Galeria Tina Zappoli
Rua. Cel. Paulino Teixeira, 35 - Rio Branco, Porto Alegre
Contato: galeriatinazappoli@gmail.com
WhatsApp: (51) 992053595
Redes sociais: @galeriatinazappoli
Site: www.brasilartegaleria.com.br
Exposição:
Depois de um longo período sem atividades presenciais, a Galeria Tina Zappoli reabre suas portas ao público para brindar seus 40 anos de atuação com a exposição Passos sobre os abismos. A mostra, que reúne sete artistas convidados pela galeria, se debruça sobre um tema caro aos tempos atuais: os abismos pelos quais a humanidade tem passado.
Pandemia, guerra, fome e abandono estão entre os assuntos que perpassam as obras de Arlete Santarosa, Cabral, Marinho Neto, Jorge Leite, Itelvino Jahn, Têre Finger e Gabriel Augusto. Como o título aponta, a exposição procura não apenas colocar em pauta as dificuldades atuais, mas sim apontar caminhos possíveis para atravessar o cenário de caos e incertezas que marca o tempo presente. Conforme aponta Tina Zappoli, "cada artista tem o seu abismo e todos estão tentando atravessá-lo. Essa é uma exposição centrada no fator humano".