Edital Ecoar
O Edital Ecoar é um programa oferece formação e experiência prática na elaboração de projetos criativos e é destinado a jovens e adultos a partir de 18 anos que residam nos sete estados brasileiros onde o Grupo Equatorial atua: Amapá, Alagoas, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul.
O programa irá formar gratuitamente 300 pessoas no RS em áreas da economia criativa (arte, cultura, gastronomia, moda, audiovisual, entre outras), preparando-as para captar recursos e participar de editais públicos e privados.
O edital tem como proposta promover o desenvolvimento de saberes para a criação de projetos criativos, valorizando identidades e vocações locais. A elaboração e escrita de projetos criativos exige competências de planejamento, organização e clareza na comunicação, aliadas a repertório cultural, criatividade e visão estratégica. Inclui habilidades para estruturar ideias, definir objetivos, elaborar orçamentos e narrativas de impacto, com sensibilidade social e capacidade de mobilizar parcerias.
As inscrições estão abertas desde 19 de agosto e foram prorrogadas até 28 de setembro de 2025.
Quem realiza
É uma iniciativa do Instituto Equatorial em parceria com a Fundação Roberto Marinho, por meio da co.liga, escola digital e gratuita de cultura, tecnologia e economia criativa. A Bienal do Mercosul é a parceira local do projeto no Rio Grande do Sul.
O que o programa oferece
Ao longo de três ciclos de formação, os participantes terão acesso a cursos online gratuitos, mentorias especializadas e bolsas de incentivo para desenvolver seus projetos culturais.
Na etapa inicial, todos os inscritos participam de uma formação digital e apresentam pré-projetos. Destes, 30 propostas por estado avançam para a fase seguinte, recebendo apoio para a conclusão. Por fim, uma banca seleciona os três melhores projetos de cada estado, totalizando 21 iniciativas premiadas em todo o país.
Outras informações estarão disponíveis no site da co.liga: www.coliga.digital
COMO
FUNCIONA?
curso online gratuito da co.liga sobre cultura e escrita de projetos
bolsas de incentivo e mentorias para os selecionados.
os melhores projetos de cada estado são premiados!
Calendário do Edital
Inscrições
19 de agosto a 28 de setembro de 2025
Formação da 1ª fase
28 de setembro a 10 de novembro de 2025
Envio dos pré-projetos
24 de novembro a 14 de dezembro de 2025
Formação da 2ª fase
5 a 23 de janeiro de 2026
Envio dos projetos finalizados
26 de janeiro a 8 de fevereiro de 2026
Resultado
23 de fevereiro de 2026
Outras informações estarão disponíveis no site da co.liga: www.coliga.digital
Etapas
Ao longo de três ciclos de formação, os participantes desenvolverão seus projetos até a etapa final, que premiará os três melhores de cada estado, um total de 21 iniciativas reconhecidas no país.
Na primeira fase, todos os inscritos participarão de uma formação digital e gratuita da co.liga, abordando direitos e democratização da cultura, comunicação antirracista e escrita de projetos culturais. Para seguir para a próxima etapa, os candidatos devem apresentar um pré-projeto de intervenção cultural, e 30 propostas por estado serão selecionadas.
Na segunda fase, os 210 participantes selecionados receberão bolsas de incentivo e mentorias especializadas para desenvolver e finalizar seus projetos, além de acesso ao curso Gerenciando Negócios na Economia Criativa, que oferece ferramentas práticas de gestão voltadas aos segmentos da economia criativa. A iniciativa prepara os participantes para atuar de forma autônoma e conectada às dinâmicas culturais e econômicas de seus territórios.
Ao final da segunda fase, a expectativa é que os participantes tenham seus projetos culturais concluídos. Uma banca avaliadora selecionará os três melhores projetos de cada estado, totalizando 21 iniciativas vencedoras. Os autores e autoras receberão premiação em dinheiro e participarão do evento de encerramento do projeto.
O encerramento será um momento de celebração e apresentação pública dos resultados da formação, destacando os aspectos mais relevantes do processo. A agenda mostrará como os projetos podem mobilizar pessoas, articular parcerias e promover transformações nos territórios, evidenciando competências como organização de ideias, definição de objetivos, elaboração de orçamentos e sensibilidade para dialogar com os contextos locais.
POR QUE
PARTICIPAR?
Aprenda a estruturar projetos criativos com mentoria especializada;
Desenvolva habilidades em gestão, comunicação e economia criativa;
Concorra a premiação em dinheiro e fortaleça seu território!
Com ações previstas de agosto de 2025 a fevereiro de 2026, a iniciativa prioriza a seleção de pessoas negras, indígenas, mulheres e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+, reafirmando o compromisso do projeto com a diversidade e a inclusão produtiva.
O processo formativo contará com a participação de organizações parceiras locais, como Instituto Arteiros (AL), Gira Mundo (AP), Casa de Cultura da Juventude de Goiás (GO), Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas (MA), Instituto Território das Artes (PA), Instituto Avante da Juventude (PI) e Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul (RS).




