Programa Educativo
O projeto pedagógico da Bienal do Mercosul tem afirmado, ao longo dos anos, seu papel formador de profissionais de arte-educação.
Atraindo estudantes e professores dos mais diversos campos de conhecimento, o educativo possibilita espaços de imersão e intensa experimentação dentro da rede de instituições culturais da cidade de Porto Alegre, irradiando conhecimentos e práticas que têm impactado o campo da educação museal, da educação com arte e para arte, em todo o Brasil.
O programa educativo da Bienal do Mercosul se desdobra em atividades (como seminários, rodas de conversas, cursos de formação para professores e mediadores) e na produção do material pedagógico. Tais ações pretendem estender os diálogos do público com as pesquisas artísticas em exposição e propor reflexões sobre arte e educação, mediação e pedagogia, a partir dos conceitos propostos pela curadoria geral e pela curadoria educativa.
Conheça algumas das ações realizadas na 14ª Bienal do Mercosul

Roleta: giro de ideias
SEMINÁRIO DE CONVERSAS ABERTAS AO PÚBLICO
A série de quatro encontros parte dos princípios do nosso projeto pedagógico, baseado na tríade “estalo - roda - giro”. As conversas propõem reflexões sobre o fazer coletivo, a energia e o esforço que impulsionam o movimento, além das lutas, danças e outras manifestações culturais em roda.