top of page

Formação de Professores da 14A Bienal do Mercosul

sex., 07 de fev.

|

Espaço Força e Luz

Curso de formação voltado para educadores da rede pública, privada e educadores sociais, e acontecerá ao longo dos meses de fevereiro e março de 2025 em cinco encontros presenciais.

Formação de Professores da 14A Bienal do Mercosul
Formação de Professores da 14A Bienal do Mercosul

Horário e local

07 de fev. de 2025, 08:00

Espaço Força e Luz, R. dos Andradas, 1223 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90020-008, Brasil

Sobre o evento

INSCRIÇÕES

Formulário: https://forms.office.com/r/fZPVWv4baY

Período de inscrição: 21/01 a 05/02


Estão abertas as inscrições para a Formação de Professores da 14A Bienal de Artes Visuais do Mercosul. A jornada de formação de professores foi elaborada para oferecer um primeiro momento de imersão para professores antes do início da mostra. O que se pretende é envolver o corpo docente das escolas na atmosfera do que será apresentado durante a 14ª Bienal do Mercosul, tecendo saberes sobre a cena de arte na contemporaneidade a partir dos trabalhos da mostra.


As ações formativas serão conduzidas por professores, pesquisadores e arte-educadores que se dedicam a pensar o ensino da arte em sala de aula, a educação museal e modos não-formais de partilha de saberes. 

A Formação é voltada para educadores da rede pública, privada e educadores sociais, e acontecerá ao longo dos meses de fevereiro e março de 2025 em cinco encontros presenciais. Cada encontro terá uma carga horária de 4 horas, totalizando 20 horas de formação ao final do curso. Os encontros serão oferecidos nas sextas-feiras em dois turnos (manhã e tarde), permitindo que as pessoas participantes escolham o turno mais adequado às suas agendas.



TURMA E HORÁRIOS

  • Turma 1 - Manhã: Sextas-feiras, das 8h às 12h

  • Turma 2 - Tarde: Sextas-feiras, das 13h30 às 17h30


Datas dos encontros: 07/02,14/02, 21/02, 14/03 e 21/03

Local: Espaço Força e Luz (Auditório Barbosa Lessa).



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Dia 1 (07 /02 /2025): educadores Allan da Rosa e Cigarra 

Pedagogias em roda: Pensar a roda enquanto forma para práticas pedagógicas. A partir da experiência dos educadores Allan da Rosa e Cigarra e da relação que estabelecem com a capoeira, o tambor e os espaços de educação popular/comunitária, pretendemos discutir sobre outros modos de partilhar saberes, que convocam a coletividade, a integralidade do corpo, a horizontalidade do conhecimento e a vida cotidiana.     

 

Dia 2 ( 14/02 /2025): educadores Rafa Éis e Renata Sampaio 

Espiral que também gira para trás: Como criar vínculos entre estudantes, mediadores, professor/a/e? Reunimos os educadores-artistas RafaÉis e Renata Sampaio, que já integraram a equipe educativa da Bienal em edições anteriores, para uma conversa sobre as possibilidades já criadas - e por criar - de um campo de diálogo e cooperação efetiva entre esses três agentes que convergem na roda educativa da Bienal.      

 

Dia 3 (21 /02 /2025): educadores Adrianne Ogeda e Jandir Jr. 

Corpo, presença e aprendizado: A presença e integralidade do corpo na experiência artística e pedagógica. Revertendo a ideia do corpo inerte na escola e no museu, e da ainda praticada separação do corpo e mente nos processos pedagógicos tradicionais, propomos uma conversa sobre a presença e inteligência integral dos corpos no aprendizado e na fruição artística. A Profª. Dr.ª Adrianne Ogêda e o artista-performer e educador Jandir Jr. dialogam sobre o assunto sob a perspectiva de seus trabalhos no campo da arte e da educação. 

 

Dia 4 ( 14/03 /2025): educadoras Sofia Robin e Luciana Loponte 

Obra-aula: O plano de aula enquanto campo de criação e as muitas maneiras de se fazer aula. Uma conversa com as professoras Luciana Loponte e Sofia Robin  para pensar os processos criativos de um/a/e professor/a/e ao planejar sua aula; a autoria e experiência compartilhadas entre professores e estudantes quando essa aula acontece e as possibilidades de reinvenção da escola/aula diante das crises humanitárias. 

 

Dia 5 (21/ 03 /2025): educadora Carolina Rochefort (Patafísica) 

O lugar do meio - fluxos entre aprender e ensinar:  A mediação enquanto lugar não fixo e o desafio de construir fluxos nos quais os saberes são partilhados em várias direções e por todo o grupo. Como fazer girar os lugares de quem aprende e quem ensina? Como promover esses giros dentro da sala de aula? A Profª. Carolina Rochefort partilha formas de (re)fazer mediação pensados dentro do grupo de pesquisa Patafísica.   

O Google Maps foi bloqueado devido às suas configurações de cookies funcionais e análises.

Compartilhe esse evento

bottom of page