Formación docente para la XIV Bienal del Mercosur
El Taller de Formación Docente de la 14.ª Bienal de Artes del Mercosur se diseñó para brindar a los docentes una primera inmersión antes del inicio de la exposición. El objetivo es sumergir al profesorado en el ambiente de lo que se presentará durante la 14.ª Bienal del Mercosur, ofreciendo una perspectiva del panorama artístico contemporáneo a través de las obras de la exposición.
Las actividades de formación estarán dirigidas por profesores, investigadores y educadores de arte que se dedican a pensar en la enseñanza del arte en el aula, la educación en museos y las formas no formales de compartir conocimientos.
La formación está dirigida a educadores de centros públicos y privados, así como a educadores sociales, y se impartirá durante los meses de febrero y marzo de 2025 en cinco sesiones presenciales . Cada sesión tendrá una duración de cuatro horas, lo que sumará un total de 20 horas de formación al finalizar el curso. Las sesiones se impartirán los viernes en dos turnos (mañana y tarde), lo que permitirá a los participantes elegir la sesión que mejor se adapte a sus horarios.
Clases y horarios:
Clase 1 - Mañana: Viernes, de 8 a 12 h.
Clase 2 - Tarde: Viernes, de 13:30 a 17:30 horas
Fechas de reunión: 07/02, 14/02, 21/02, 14/03 y 21/03
Ubicación: Espacio Fuerza y Luz (Auditorio Barbosa Lessa).
Contenido del programa de las reuniones
Dia 1 (07 /02 /2025): educadores Allan da Rosa e Cigarra
Pedagogias em roda: Pensar a roda enquanto forma para práticas pedagógicas. A partir da experiência dos educadores Allan da Rosa e Cigarra e da relação que estabelecem com a capoeira, o tambor e os espaços de educação popular/comunitária, pretendemos
discutir sobre outros modos de partilhar saberes, que convocam a coletividade, a integralidade do corpo, a horizontalidade do conhecimento e a vida cotidiana.
Dia 2 ( 14/02 /2025): educadores Rafa Éis e Renata Sampaio
Espiral que também gira para trás: Como criar vínculos entre estudantes, mediadores, professor/a/e? Reunimos os educadores-artistas RafaÉis e Renata Sampaio, que já integraram a equipe educativa da Bienal em edições anteriores, para uma conversa sobre
as possibilidades já criadas - e por criar - de um campo de diálogo e cooperação efetiva entre esses três agentes que convergem na roda educativa da Bienal.
Dia 3 (21 /02 /2025): educadores Adrianne Ogeda e Jandir Jr.
Corpo, presença e aprendizado: A presença e integralidade do corpo na experiência artística e pedagógica. Revertendo a ideia do corpo inerte na escola e no museu, e da ainda praticada separação do corpo e mente nos processos pedagógicos tradicionais, propomos uma conversa sobre a presença e inteligência integral dos corpos no aprendizado e na fruição artística. A Profª. Dr.ª Adrianne Ogêda e o artista-performer e educador Jandir Jr. dialogam sobre o assunto sob a perspectiva de seus trabalhos no campo da arte e da educação.
Dia 4 ( 14/03 /2025): educadoras Sofia Robin e Luciana Loponte
Obra-aula: O plano de aula enquanto campo de criação e as muitas maneiras de se fazer aula. Uma conversa com as professoras Luciana Loponte e Sofia Robin para pensar os processos criativos de um/a/e professor/a/e ao planejar sua aula; a autoria e experiência compartilhadas entre professores e estudantes quando essa aula acontece e as possibilidades de reinvenção da escola/aula diante das crises humanitárias.
Dia 5 (21/ 03 /2025): educadora Carolina Rochefort (Patafísica)
O lugar do meio - fluxos entre aprender e ensinar: A mediação enquanto lugar não fixo e o desafio de construir fluxos nos quais os saberes são partilhados em várias direções e por todo o grupo. Como fazer girar os lugares de quem aprende e quem ensina? Como promover esses giros dentro da sala de aula? A Profª. Carolina Rochefort partilha formas de (re)fazer mediação pensados dentro do grupo de pesquisa Patafísica.


