top of page

14ª Bienal do Mercosul já tem nova data definida

Atualizado: 11 de jul.

equipe da 14 Bienal do Mercosul

Foto: Thiéle Elissa


A 14ª Bienal do Mercosul irá ocorrer entre 27 de março e 01 de junho de 2025.


A mostra, que acontece em Porto Alegre e estava planejada para ser realizada neste ano, teve o seu calendário reestruturado em decorrência das catástrofes climáticas que atingiram o sul do Brasil. 


A próxima edição da Bienal tem como tema “Estalo” e vai se espalhar por diversos espaços na cidade de Porto Alegre, numa proposta de atingir uma quantidade maior e mais diversa de público – investindo numa aproximação da arte tanto com a audiência local quanto global. O conceito curatorial da mostra tem como principal objetivo perceber como diferentes movimentos podem provocar transformações de diversas magnitudes – sejam elas mediadas pelo corpo, pela natureza ou por distintas mídias. 


Após os desafios do projeto da 14ª edição, a fundação da Bienal do Mercosul reitera o seu desejo em continuar realizando um trabalho com impacto social conforme apresenta a presidente Carmen Ferrão:


“Durante este ano estamos envolvidos em iniciativas para a reconstrução do setor artístico e dos equipamentos - espaços expositivos parceiros. Também mantivemos as equipes que dedicam-se à instituição e a esta edição. Temos certeza que a mostra é parte da reconstrução: trará mais pessoas ao RS e movimentará a capital através da arte e da educação”. 

Algumas das iniciativas propostas pela fundação além da mostra principal são os projetos Portas para a Arte - em parceria com galerias da cidade - e Arte no Prato - que envolve e movimenta o setor de gastronomia local. Ambos eventos acontecem no mesmo período da mostra principal da Bienal, que nesta edição tem como curador-chefe Raphael Fonseca. A lista dos artistas participantes e dos espaços expositivos será divulgada em novembro.



 


Financiamento: PRÓ-CULTURA - Lei Estadual de Incentivo à Cultura 

Realização: Lei Federal de Incentivo à Cultura

留言


bottom of page