“Conversas de Cozinha” debate presença da Bienal no espaço urbano



O segundo encontro da série Conversas de Cozinha – Bastidores da Bienal acontece no dia 27 de julho (quarta-feira), às 19h, no Auditório do Instituto Ling, apoiador cultural da Bienal do Mercosul. A conversa tem como foco obras de arte da 13ª Bienal e de edições anteriores que ocupam espaços urbanos, ressaltando a ativação da cidade por meio de esculturas, instalações e performances, característica marcante na história do evento. A atividade é gratuita, e os participantes receberão certificado de participação.


Essencialmente públicos e de forte presença em espaços abertos, esses trabalhos envolvem desafios relacionados à escala e complexidade das obras, bem como à quantidade e diversidade de agentes que atuam para viabilizar as propostas. Um exemplo desse tipo de trabalho na edição de 2022 da Bienal do Mercosul é Batimento, do artista Túlio Pinto, que ocupará um trecho expressivo da avenida Borges de Medeiros.


A presença da Bienal do Mercosul nos espaços públicos será debatida por Alexandre Moreira (montagem), Germana Konrath (Educativo) e Patrick Arozi (produção). “Trata-se de uma proposta que toma corpo quando fazemos uma breve arqueologia das Bienais, deixando um legado para Porto Alegre que transcende e escapa ao evento em si, seja em termos de duração, seja em relação aos públicos afetados”, observa Konrath, curadora e coordenadora do Projeto Educativo.


A 13ª Bienal do Mercosul promove a série de encontros Conversas de Cozinha – Bastidores da Bienal até novembro, no Instituto Ling. Presenciais e mensais, as conversas reúnem integrantes das equipes do Projeto Educativo, da produção, da arquitetura, da engenharia e da montagem do evento para abordar o desenvolvimento de propostas artísticas, desde a concepção até a execução e inserção na 13ª Bienal.


Além de apresentar artistas e obras presentes nesta Bienal, a série de bate-papos tem como objetivo compartilhar aspectos menos conhecidos do público em geral, relacionados aos processos criativos e executivos por trás desses trabalhos, no contexto de uma Bienal do Mercosul.


Os próximos encontros serão realizados nos dias 31 de agosto, 28 de setembro, 26 de outubro e 9 de novembro, sempre às quartas-feiras, às 19h, apresentando outros espaços e obras que compõem a 13ª Bienal. Todas as conversas serão realizadas no Auditório do Instituto Ling.


A 13ª Bienal do Mercosul é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio master do Santander e patrocínio para o Programa Educativo da Crown Embalagens. A mostra conta com apoio institucional do Centro Cultural UFRGS e apoio cultural do Instituto Ling. Realização Fundação Bienal do Mercosul, financiamento do sistema Pró-Cultura da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do RS. Realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.


Serviço

Conversas de Cozinha – Bastidores da Bienal no espaço urbano

Data: Quarta, 27 de julho de 2022 Horário: das 19h às 21h

Local: Auditório do Instituto Ling (rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Inscrições gratuitas neste LINK.