top of page

Curso de formação de mediadores com a presença do curador geral Marcelo Dantas


O primeiro módulo de “Um Diálogo Sincero”, curso de formação para mediadores da 13ª Bienal do Mercosul, teve início nesta terça-feira, 12 de julho, com a participação do curador geral Marcello Dantas. Esta primeira parte da capacitação terá 11 encontros e ao final serão selecionados os 90 mediadores titulares que integrarão a equipe da Bienal que será realizada de 15 de setembro a 20 de novembro. Também estiveram presentes na aula inaugural a curadora adjunta Tarsila Riso, curadora e coordenadora pedagógica do Projeto Educativo, Germana Konrath, e a presidente da 13a Bienal, Carmen Ferrão.


O tema “Trauma, Sonho e Fuga”, a lista de artistas e os espaços a serem utilizados durante a 13a Bienal foram alguns pontos abordados por Dantas junto aos participantes. Para o curador geral, “trauma, sonho e fuga são conceitos férteis para a arte se manifestar. Por isso, essa Bienal é muito sensorial, física, imersiva e dá oportunidades para o público encontrar identificação a partir de experiências, já que quase todos os projetos não são obras, são construções situacionais. Queremos despertar a emoção, que as pessoas deixem aflorar seja o choro, seja o riso, seja a vontade de abraçar alguém”.


O curso de formação para mediadores – uma das principais ações do Programa Educativo da Fundação Bienal do Mercosul – promoverá, até 13 de setembro, reflexões envolvendo o tema desta edição, atuações do Projeto Educativo e atividades práticas preparatórias para o dia a dia da equipe de mediação na mostra. Além da capacitação, a área pedagógica também contempla os projetos “Diálogos em Transe”, “Conversas de Cozinha”, o seminário “Zonas de Contato”, além de encontros com educadores e materiais pedagógicos produzidos pelo projeto para uso em escolas da rede pública. As inscrições para essas atividades estão abertas e são gratuitas.


bottom of page