A próxima edição da Bienal do Mercosul abrirá no dia 12 de setembro de 2024 em diversos espaços da cidade de Porto Alegre.
Raphael Fonseca (Rio de Janeiro, 1988) é curador de arte moderna e contemporânea latino-americana do Denver Art Museum.
Tiago Sant’Ana e Yina Jiménez Suriel serão os curadores adjuntos da 14ª edição.
Tiago Sant’Ana (Santo Antônio de Jesus, 1990) é artista visual, curador e doutor em Cultura e Sociedade. Foi curador-assistente da 3ª Bienal da Bahia, organizou o programa de exposições do Goethe-Institut em Salvador e suas obras fazem parte de acervos nacionais e internacionais.
Yina Jiménez Suriel (La Vega, República Dominicana, 1994) é curadora e pesquisadora com mestrado em Estudos Visuais. Ela é curadora da The Current IV by TBA21-Academy e faz parte da equipe curatorial da seção Opening na ArcoMadrid.
Fernanda Medeiros será a curadora assistente da 14ª edição da Bienal do Mercosul.
Fernanda Medeiros (Uruguaiana, 1989) é curadora, produtora e pesquisadora. Foi curadora-assistente no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) entre 2019 e 2022. Foi coordenadora do Centro de Documentação e Pesquisa da Fundação Vera Chaves Barcellos (2012-2019) e sócia-fundadora, curadora e produtora no Acervo Independente.
Fernanda completa o time de curadoria ao lado do curador-chefe Raphael Fonseca e dos curadores-adjuntos Tiago Sant’Ana e Yina Jiménez Suriel.
A equipe da curadoria educativa da nossa 14ª edição é formada por Andréa Higino e Michele Ziegt.
Andréa Hygino (Rio de Janeiro, 1992) é artista visual, arte-educadora e professora. Em suas obras, as memórias de infância se entrelaçam às experiências do presente enquanto artista-professora/professora-artista e à condição da educação pública no Brasil. Foi vencedora do 3o Prêmio SeLecT de Arte e Educação e do Prêmio FOCO ARTRio 2022.
Michele Ziegt (Porto Alegre, 1980) atua em eixos transdiciplinares, desenvolvendo pesquisas e ações que relacionam as áreas de Linguagem, Cultura e Educação. Sua formação enquanto arte-educadora deu-se através das múltiplas participações na Bienal do Mercosul. É co-coordenadora do selo editorial Orisun Oro.
Uma das novidades para a próxima edição da Bienal do Mercosul, os Programas Públicos terão como curadoras Anna Mattos e Marina Feldens
Anna Mattos (Cabo Frio, 1993) é produtora cultural, coordenadora de execução de projetos do espaço Força e Luz. Coordenou a Galeria Ado Malagoli do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018-2020) e produziu mais de 20 exposições nos últimos 5 anos. Fundadora, produtora e gestora da Galeria Gazzebo.
Marina Feldens (Porto Alegre, 1994) é produtora cultural, arte-educadora. É Gestora do Núcleo Educativo-Cultural no espaço Força e Luz. Em 2016, coordenou a Galeria Ado Malagoli. Fundadora, produtora e curadora da Galeria Gazzebo
Para finalizar a apresentação da equipe artística da próxima Bienal do Mercosul, hoje apresentamos os responsáveis pela arquitetura e design
Juliana Godoy (São Paulo, 1987) é arquiteta, diretora de arte e cenógrafa. Tem desenvolvido projetos de expografia, arquitetura, mobiliário e cenário em diversas instituições pelo Brasil, como Sesc, Instituto Moreira Salles, MAM Rio, Itaú cultural e Auditório Ibirapuera.
MARGEM é um estúdio de design gráfico multimídia. Formado por Alexandre Lindenberg (foto), João Pedro Nogueira e Letícia Souza. Já realizou trabalhos para instituições culturais como MASP, Haus der Kunst Munich e Sesc, além de projetos especiais para corporações como Spotify e MTV
Comments