top of page

Universo mitológico afro-brasileiro é tema de encontro do “Zonas de Contato”

Atualizado: 25 de jul. de 2022



A 13ª Bienal do Mercosul promove a partir deste sábado, 23 de julho, o seminário Zonas de Contato, no Salão do Instituto Ling, apoiador cultural do evento. Serão seis encontros distribuídos até o mês de novembro, reunindo nomes do cenário nacional e internacional, com distintas formações e experiências, para um diálogo ativo a partir dos temas desta edição da mostra: Trauma, Sonho e Fuga.


O segundo encontro acontece sábado, às 14h, com a artista Denise Camargo e o sociólogo Reginaldo Prandi promovendo um diálogo com o tema “O universo mitológico e imagético dos rituais afro-brasileiros”, refletindo sobre a imagens e mitos vinculados a culturas e religiões de matriz africana como o candomblé e sua relação com nossos traumas, transes, fugas e sonhos.

Artista visual, professora e curadora, Denise Camargo é professora no Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília. Suas investigações permeiam a poética das relações, as matrizes ancestrais da diáspora negra, os corpos em territórios de resistência social e política. A pesquisadora participa do seminário Zonas de Contato ao lado de Reginaldo Prandi, sociólogo, escritor, professor emérito da Universidade de São Paulo e pesquisador sênior do CNPq, autor de livros como Mitologia dos orixás e Contos e lendas da Amazônia. Reginaldo é referência nacional e internacional em temas relacionados a religiões de matriz africana. A dupla pretende explorar esses temas a partir de suas experiências pessoais, profissionais e formações acadêmicas, em um diálogo aberto com o público.

“Em vez do tradicional formato de palestra, com uma pessoa falando a uma plateia de espectadores, o seminário proporcionará momentos de trocas com a comunidade a partir de dinâmicas participativas. Teremos, assim, pontos de vista a serem debatidos e experimentados sensorialmente, tendo os três conceitos-chave que formam a linha narrativa desta Bienal como disparadores”, afirma a curadora e coordenadora do Projeto Educativo da 13ª edição da mostra, Germana Konrath.


Os próximos encontros serão realizados nos dias 27 de agosto, 19 de setembro, 22 de outubro e 19 de novembro, incluindo convidados como o neurocientista Sidarta Ribeiro. A 13ª Bienal do Mercosul é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio master do Santander e patrocínio para o Programa Educativo da Crown Embalagens. A mostra conta com apoio institucional do Centro Cultural UFRGS e apoio cultural do Instituto Ling. Realização Fundação Bienal do Mercosul, financiamento do sistema Pró-Cultura da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do RS. Realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Serviço

Zonas de Contato – Seminário da 13ª Bienal

“O universo mitológico e imagético dos rituais afro-brasileiros”, com Denise Camargo e Reginaldo Prandi

Data: 23 de julho (sábado) de 2022 Horário: das 14h às 16h

Local: Auditório do Instituto Ling (rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Inscrições gratuitas neste LINK.


bottom of page